top of page

Trabalho Social e Comunitário

Histórico do meu trabalho
social e comunitário

Em 2006, quando cursava a 8ª série recebi o convite para atuar como professora na Escola Municipal de Livramento, pois a mesma naquela ocasião tinha ficado sem professora. E foi assim, em uma escola improvisada que funcionava embaixo de uma casa de farinha de mandioca que iniciei as minhas atividades como docente. Durante o dia trabalhava como professora das crianças, a noite como professora dos adultos, mesmo sem saber, se fundamentava na pedagogia freiriana, pois para além de ensinar a leitura e a escrita ensinava coisas importantes para a vida.

Mission

As atividades como professora foram o ponto de partida para a sua inserção na luta por melhor qualidade de vida para os moradores da localidade Livramento e Faveira II. Com esse objetivo, em 2008, com o apoio do Senhor Gilberto Alves fundaram a Associação de Moradores da Localidade Livramento e Faveira II. Por intermédio da Associação e com o apoio dos gestores públicos muitas benfeitorias foram feitas naquela comunidade, entre elas a Unidade Escolar Francisco Luís de Abreu, ao abastecimento de água para as famílias, energia elétrica, entre outras. Naquele mesmo ano começaram os trabalhos de construção da Igreja de Nossa Senhora do Livramento por meio de trabalho em mutirão e com ajuda das pessoas da comunidade e também de autoridades públicas.

Vision

Aos poucos a vida melhorava na comunidade, mas era preciso investir na geração de emprego e renda. Com esse propósito buscou parcerias com a Prefeitura Municipal por meio do PRONAF GLOBAL, bem como Governo Estadual e Federal por meio da CODEVASF e foi assim que entre os anos 2002 a 2005 a comunidade foi beneficiada com duas unidades de beneficiamento do caju, uma para aproveitamento do pedúnculo e   outra para aproveitamento da castanha. É válido salientar que a produção de cajuína já era uma atividade desenvolvida por Raimundinha e seu irmão Francisco desde 1998. Ao longo de todos esses anos as pessoas da comunidade passaram por vários processos formativos fazendo com que a produção da cajuína tenha se ampliado em quantidade e qualidade e seja, atualmente, uma fonte de geração de renda para a Comunidade Livramento e circo vizinhanças.

bottom of page