top of page
Buscar
Foto do escritorraimundinhamelo

Sabor de mãe


Hoje, li um texto intitulado "tempero de mãe" que faz parte do livro “Soma de todos os afetos”, da escritora Fabiana Simões. Com uma linguagem poética e sensível, essa obra nos proporciona um passeio pela infância e nos faz relembrar um dos sentimentos mais maravilhosos do mundo; a afetividade materna.

Motivada pela sua poesia, decidi também escrever um pouco sobre as minhas convicções e lembranças relacionadas aos sabores e amores de mãe, tendo como motivação os ensinamentos e afetos da mulher mais maravilhosa do mundo: minha mãe.

Mãe é cheiro de café quentinho no raiar do dia, de cuscuz de milho verde preparado com um desejo imenso de que a cada dia, possamos ter coragem e determinação para enfrentar os desafios da vida.

Mãe é caldo de cana gelado em dias de calor. Ela sabe como ninguém as palavras certas para esfriar a nossa cabeça naqueles dias de absurdos, incompreensões e desilusões, em que o sangue corre quente em nossas veias.

Mãe é caldinho quente e bem temperado em noites frias e de tempestade, aquelas que parece que está tudo perdido e a vida se mostra sem sentido. Seu afeto aquece a nossa alma e esquenta os nossos corações gelados.

Mãe é baião de dois e ovo frito para os dias que precisamos de força, de coragem e fôlego para levantar cedo e enfrentar um longo dia de trabalho com sorriso no rosto.

Mãe tem cheiro de pipoca em tardes de filme e de bolo de laranja nos dias de domingo. É fartura nos almoços em família, chá de hortelã nas noites de febre, é lençol macio e cheiroso nos dias necessários de descansos. Mãe é encanto, é poesia, é proteção.

Mãe é o sal das lagrimas que molham nossos rostos nos dias de tristeza, é doce de leite para as horas de amargura e sabe temperar com serenidade os diferentes momentos de nossas vidas, testando os sabores da compreensão e da alegria.

Mãe é pimenta forte nos dias em que cometemos erros, mas sabe também o momento certo de nos oferecer água gelada para aliviar o sabor ardente da consciência pesada diante de nossas falhas.

Mãe é o sentido da vida, a aprendizagem da cultura, o ensino da sobrevivência e o amor que não tem medida. O meu desejo é que toda maternidade se vista desses propósitos que são tão necessários para a sobrevivência humana e sucessão familiar.

Mãe possui todos os sabores que deixam a nossa vida mais saborosa e afetuosa.

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A menina que amava um rato

Em junho de 1987, toda a família estava reunida trabalhando na segunda “limpa” da roça de milho e feijão. De repente, um rato saiu às...

コメント


bottom of page