top of page
Buscar
Foto do escritorraimundinhamelo

Fapepi financia livro sobre Ensino Remoto

A pandemia mundial do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, tem provocado uma situação sem precedentes na educação escolar, gerando prejuízos de aprendizagem para os estudantes, como revelam os dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco, produzidos em estudo realizado pelo World Bank Group Educacion, segundo o qual 91% da população estudantil do mundo está sofrendo algum tipo de impacto, com aulas suspensas ou com a adoção de atividades de ensino não presencial.


O fechamento provisório das escolas foi adotado como medida para proteger crianças e jovens da contaminação pelo coronavírus, assim como impedir que eles se tornassem vetores do vírus para suas famílias, sobretudo para os idosos e demais grupos de risco. No entanto, em regiões pobres como é o caso do semiárido piauiense, esse fechamento é ainda mais grave, uma vez que uma das únicas presenças do Estado na maioria das comunidades é a escola.


Nessas regiões, a escola é muito mais que uma estrutura física. Ela é o espaço de aprendizagem, alimentação, lazer, escuta e proteção, razão pela qual, para diminuir as consequências do isolamento social, gestores públicos, profissionais da educação e comunidade escolar precisam garantir que a escola continue existindo na vida das crianças e adolescentes e desempenhando, mesmo que parcialmente, funções que exercia anteriormente.


Contudo, esta não é uma tarefa fácil, implica no desenvolvimento de diferentes estratégias, pois as desigualdades sociais se refletem nas condições de vida e sobrevivência das populações, na capacidade de apoio por parte das famílias, na falta de acesso às tecnologias, entre outras dificuldades. Desenvolver ações para que a escola permaneça viva e operante durante a pandemia do coronavírus depende da análise da realidade de cada município, da caracterização de suas comunidades urbanas e rurais, da identificação dos desafios e das possibilidades e, sobretudo, do envolvimento de todos os agentes públicos.


Foi nesse contexto que a Professora Dra. Raimundinha Melo cadastrou ações de extensão no Projeto "Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”, proposto pela Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC. O projeto tem como objetivo incentivar e garantir a participação de extensionistas, em nível nacional, para o desenvolvimento de ações de extensão de forma remota, com vistas ao enfrentamento do coronavírus. Nessa perspectiva, a Universidade é desafiada a assumir a sua responsabilidade social, com vista a garantir orientações para prevenção e tratamento da doença, principalmente entre os grupos de risco e proporcionar acesso à assistência, à saúde, à educação, às manifestações culturais, artísticas, esportivas e de lazer, tão necessárias para a população neste contexto.


As ações cadastradas por Raimundinha Melo propunham assessorar a gestão institucional de Secretarias Municipais de Educação na (re)organização da política educacional para a implementação do Ensino Remoto, assim como orientar o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, a mobilização das famílias, a formação de professores, a assistência aos educandos, entre outras. Na ocasião, dirigentes de educação de três municípios piauienses demonstraram interesse na proposta: Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio e São Miguel do Tapuio. No entanto, o livro financiado pela Fapepi discute apenas a experiência de Buriti dos Montes no desenvolvimento do Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação.


Escola e Família: conexão pela educação é uma obra de autoria de: Dra. Raimundinha Melo, Dra. Keylla Melo e Doutoranda Desterro Barros, contempla o relato dessa experiência, discute aspectos legais do Ensino Remoto e contempla em seus anexos materiais de suporte para o trabalho dos professores e gestores.


Esse é o link de acesso a versão livro.

https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/prex/publicacoes-da-extensao/Livro_PROJETO_ESCOLA_E_FAMI%CC%81LIA_IMPRESSA%CC%83O_2_1_compressed.pdf





https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/prex/publicacoes-da-extensao/Livro_PROJETO_ESCOLA_E_FAMI%CC%81LIA_IMPRESSA%CC%83O_2_1_compressed.pdf


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A menina que amava um rato

Em junho de 1987, toda a família estava reunida trabalhando na segunda “limpa” da roça de milho e feijão. De repente, um rato saiu às...

Comments


bottom of page