Caminhada é o percurso que fazemos entre a partida e a chegada, uma decisão que exige organização, motivação e determinação para alcançar os objetivos planejados. É um processo que envolve plantar sementes, arrancar ervas daninhas, regar as raízes, vê reluzir as folhas e florir as flores para só depois colher os frutos dos caminhos construídos e trilhados.
Caminhar é o primeiro passo de uma decisão a ser tomada. São as passadas de uma longa jornada, são os calos que fazem doer os nossos calcanhares e as muletas em que descansamos os ombros machucados pelas cruzes que carregamos.
Caminhar são as lutas e labutas diárias, é o suor que escorre do corpo e produz alimentos, é o choro e o sorriso de um processo contínuo que é viver a vida. Caminhada é um sussurro de esperança rumo um horizonte utópico. É a distância percorrida e a chegada a ser alcançada ao longo de uma trajetória. É o caminho a percorrer em dias de sol ou de chuva.
Caminhar é dar passos compassados e sintonizados ao lado daqueles que nos acompanham ao longo de um caminho. É o desapontamento quando temos que deixar os amores a margem da estrada, ou quando somos deixados para trás por aqueles, cujas passadas geravam admiração e entusiasmo. Caminhada é a insistência dos retirantes ou atletas que insistem em caminhar e correr apesar das durezas e dificuldades dos caminhos.
Caminhada é a marcha serena e tranquila que fazemos em busca da felicidade plena, sem nos darmos conta de que o caminhar é a felicidade em si. É um modo de viver a vida, é obtenção contínua de sabedoria, de um processo de amadurecimento individual que não se transmite, só se aprende a caminhar caminhando.
Caminhar e seguir os passos apesar dos tropeços e das pedras que existem nos caminhos. É sentir o cheiro das flores que embelezam as estradas da vida. É trilhar pelos caminhos das escolhas e da liberdade, ainda que aprisionada pelas grades que predem a nossa esperança. Caminhar é a certeza da chegada, do encontro e do abraço que afagam todo o cansaço do percurso percorrido.
Comments