top of page
Buscar
Foto do escritorraimundinhamelo

Bem-querer de avó

Atualizado: 30 de abr. de 2022

Bem-querer significa gostar em demasia, amar exageradamente. Essa palavra, geralmente é muito usada no vocabulário das avós para expressar o excesso do amor que possuem pelos seus netos.


Quem já ouviu uma declaração do tipo: - venha pra perto de mim, meu bem-querer, que a vovó protege você; sabe bem o que é a emoção e a satisfação pessoal que é ter ao seu lado uma segunda mãe, formada por experiência em advocacia materna, com autoridade máxima para exercê-la e doutorado em defesa de crianças travessas e indisciplinadas.


Quem nunca recorreu a essa advogada espetacular em momentos de fugas exacerbadas, na apresentação de defesas antecipadas e mesmo em sua companhia diante de uma autoridade familiar, perdeu a oportunidade de dispor de um dos melhores recursos que atuam na garantia dos direitos das crianças, adolescentes, juventudes e outros.


Dizem que as mães são uma das primeiras maravilhas criadas por Deus. Eu não duvido disso, basta que lembremos o exemplo de mãe que foi Maria para Jesus e tudo que nossas mães são ou foram para nós. Mas o que dizer das avós? Aquelas que nos presentearam com nossas mães, que atuam como uma segunda progenitora e cuidadora.


As avós são uma versão aprimorada das mães, recheadas de carinho, amorosidade e muita tolerância. Ao lado das avós nós podemos tudo.

Faltam-me adjetivos e números ordinais para colocá-las numa classificação que seja justa.


O que dizer das avós que também são mães? Aquelas que depois de longos anos cuidando de seus filhos reassumem a dupla função de serem mães e avós, por meio de um misto de sentimentos que envolve sacrifícios, dedicação e amorosidade.


Comidinha de avó tem um sabor inigualável na culinária da afetividade. Sim, pois os pratos são criados e servidos com exclusividade para os netos e netas. Os outros familiares se aproveitam das guloseimas de intrometidos que são. Há uma variedade enorme de pratos doces e salgados que arrancam suspiros de saudades dos corações dos netos: capitão de feijão, tapioca com carne torradinha, ki suco de abacaxi, frango caipira com arroz de alho, canjica de milho verde, doce de leite, bolo de laranja. Nossa, qualquer coisa feita pela avó é muito gostosa e inesquecível.


Vó tem remédio pra curar qualquer doença, não importa a origem: chazinho de erva, mastruz com leite, pomadinha de fécula de mandioca, água com açúcar, manteiga derretida, cafuné, oração, reza de cura, AAS infantil, escuta desarmada, diálogos prolongados. Mas a cura para todas as enfermidades do corpo e da alma são provenientes de um afeto puro e incomparável.


Toda avó é mãe e as filhas também serão avós, e embora estabeleçam críticas do tipo: mãe educa e avó bota tudo a perder, na verdade, gostam e valorizam os afetos das avós e certamente também agirão de forma semelhante.

Bem-querer de avó é uma das maiores riquezas da vida, razão pela qual é necessário amá-las e valorizá-las sempre.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A menina que amava um rato

Em junho de 1987, toda a família estava reunida trabalhando na segunda “limpa” da roça de milho e feijão. De repente, um rato saiu às...

Yorumlar


bottom of page